Serra de Água

edited December 1969 in Family and Friends
Meus bisavós emigraram da Madeira para o Brasil em 1889. Moravam em Serra de Água. Alguém poderia dar-me mais alguma informação sobre Serra de Água? Um pouco mais distantes estão meus tetravós, que se chamavam João Francisco Fróis e Antonia Joaquina de Andrade. No "site" www.arquivo-madeira.com o nome João Francisco Fróis só consta como tendo casado em 1835 e 1865, que me parecem filho e neto do meu tetravô. Alguém conhece alguma coisa sobre esses nomes?
Obrigada.
«1

Comments

• Caro Sueli Freitas,

Tente encontar neste site http://www.familysearch.org
  • Bruno:
    Esse endereço é o dos mórmons, não é? Tenho utilizado as facilidades que ele oferecem, com excelentes resultados. Estou esperando um microfilme com os casamentos de Serra D'Água de 1750 a 1881, se não me falha a memória. Você é da Madeira? Por favor, conhece Serra D'Água? Poderia falar-me um pouco sobre a vila? Sei que pertence ao Concelho de Ribeira Brava? O que é Concelho? Desculpe-me por tantas perguntas, mas é que estou extremamente curiosa sobre o local. Aliás, tenciono visitar Serra D'Água no próximo ano.
    Muito obrigada.
    Sueli
  • Sueli,
    Não sei se este endereço é dos mórmons. Sou da Madeira.
    Conselho é mais ou menos como um município. Acime de Vila e abaixo de Cidade.

Ribeira Brava, pode visitar este site: http://www.cm-ribeirabrava.pt/ aqui encontra história, roteitos turísticos, fotos, vídeos entre outras.

Pode encontrar ,tambem sobre a Serra D´Água.

"O topónimo Serra de Água deriva dos rudimentares engenhos mecânicos de água nas margens das ribieras. Serra de Água pertenceu ao Concelho de Ponta de Sol até 1914. Fica a 8 km da actual sede do concelho e venera a Srª da Ajuda desde que o primitivo núcleo se formou ao redor da velha capela.

A Minha Esposa é técnica Profissional do Arquivo Regional da Madeira, já imprimi o artigo dos seus bisavos e ele vai ver se consegue alguma coisa.

E Você de onde é? do BRASIL?

Um Abraço
    Bruno Azevedo
  • Bruno:
    Sim, sou do Brasil. Meus bisavós, Manuel dos Santos e
    Catharina da Câmara, casaram-se no
    dia 30 de janeiro de 1873, na Igreja Paroquial de Nossa
    Senhora da Ajuda, em Serra
    D'Água. Vieram para o Brasil no início de 1889, já com
    o meu avô, que também se chamava
    Manuel dos Santos e tinha 12 anos. Estabeleceram-se em
    Piracicaba, no Estado de São
    Paulo, onde minha mãe e eu nascemos. Minha avó veio de
    Portugal, do continente, mas não
    tenho certeza sobre a cidade em que ela nasceu. Hoje
    moro em Campinas, uma cidade a 70
    quilômetros de Piracicaba, mas minhas irmãs ainda vivem
    em Piracicaba. Na certidão de
    casamento dos meus bisavós, que vi num microfilme
    consultado justamente numa igreja dos
    mórmons, consta que meu bisavô e seus pais, João dos
    Santos e Antonia Francisca, eram da
    Freguesia de Serra D'Água, do sítio da Eirinha. No
    Brasil, sítio significa uma
    propriedade rural, com alguns hectares de área. Acho
    que não é esse o significado de
    sítio, conforme esse da Eirinha que vi na certidão de
    casamento. Você poderia
    explicar-me o que significa sítio, nesse contexto?
    Desculpe-me por tantas perguntas, mas
    é que tenho muito interesse em saber mais sobre esse
    local de onde vieram meus
    ancestrais. Aliás, fiquei muito feliz com uma outra
    mensagem que você enviou, com uma
    rota de ônibus de Funchal até Serra D'Água. Por favor,
    envie sempre o que tiver sobre
    Serra D'Água! Sabia que tenho em minha casa uma foto
    da cidade de Funchal, com 90 cm de
    comprimento?
    Um abraço.
    Sueli
  • Você poderia
    explicar-me o que significa sítio, nesse contexto?

Ok. Sítio significa Bairro.
  • Meu nome é Anselmo e sou da serra Dàgua e vivo no Rio desde 74. O meu sítio(bairro) é ao lado da Eirinha. Minha mãe conhece toda essa geração de 60 anos para cá. Meu Avô tinha comércio e conheciamos todo mundo. Conhecemos uma família Frois, mas não da Eirinha, sim da Rocha Alta. A família Frois veio toda para o Brasil, para São Paulo. Temos ainda alguns contatos com alguns deles através de outros amigos. Tudo o que vc quiser saber sobre seus ancestrais poderá obter na "CONSERVATÓRIA DO REGISTO CÍVIL" da Ribeira Brava. Minha mãe conhece tudo sobre as famílias da Serra Dàgua, pois vai lá todos os anos.
  • Meu nome é Anselmo e sou da serra Dàgua e vivo no Rio desde 74. O meu sítio(bairro) é ao lado da Eirinha. Minha mãe conhece toda essa geração de 60 anos para cá. Meu Avô tinha comércio e conheciamos todo mundo. Conhecemos uma família Frois, mas não da Eirinha, sim da Rocha Alta. A família Frois veio toda para o Brasil, para São Paulo. Temos ainda alguns contatos com alguns deles através de outros amigos. Tudo o que vc quiser saber sobre seus ancestrais poderá obter na "CONSERVATÓRIA DO REGISTO CÍVIL" da Ribeira Brava. Minha mãe conhece tudo sobre as famílias da Serra Dàgua, pois vai lá todos os anos.

• Olá!

O meu nome é Rui Gouveia e vivo na Serra de Àgua apesar de trabalhar no Funchal.
    Já vi que já tem informações sobre a Serra de Água mas se quiser mais informações sobre a sua familia e eu puder ajudar.....

Vivo no Sítio da Eirinha e se me disseres o nome completo e referires as alcunhas será mais fácil.
  • Rui, sou neto do Gouveia, da venda onde trabalha o Abílio. Como vai a Serra D'agua? O Louceiro , pai do Ernesto ainda é vivo. Mando um abraço para todos eles. Anselmo
  • Rui, sou neto do Gouveia, da venda onde trabalha o Abílio. Como vai a Serra D'agua? O Louceiro , pai do Ernesto ainda é vivo. Mando um abraço para todos eles. Anselmo

• Oi.. minha monografia e sobre a familia Froes e Frois q eh a mesma mas sofreu variação de acordo com o tempo passado, tenho poucas informação sei q uma parte da familia veio de Portugal fugidos na época da Santa Inquisição pois era de origem judia... se alguem puder me falar um pouco sobre a familia por favor me escreva. Obrigada.
  • Com satisfação obtive informações sobre a família Fróes. No Brasil, precisamente na cidade de Raposos, Estado de Minas Gerais, Brasil, radicou-se a família Rodrigues Fróes. Sou descendente de um deles, Antonio Antonio Rodrigues Fróes, meu bisavô, que faleceu em 12 de fevereiro de 1962, em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais. Segundo levantamento preliminar, Antonio Rodrigues Fróes possuia mais sete irmãos. Um deles, no fim do século XIX, brigou com o pai e foi embora para o Rio Grande do Sul, onde fixou residência, constituiu família e deixou grande prole. Também existem de Fróes em várias cidades de Minas Gerais, no Estado do Acre, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Na cidade de Raposos, os Rodrigues Fróes foram donatários de uma grande sesmaria de terras (CERCA DE 170 ALQUEIRES MINEIROS. cada alqueire mineiro mede cerca de 4,80 hectares).
  • Com satisfação obtive informações sobre a família Fróes. No Brasil, precisamente na cidade de Raposos, Estado de Minas Gerais, Brasil, radicou-se a família Rodrigues Fróes. Sou descendente de um deles, Antonio Antonio Rodrigues Fróes, meu bisavô, que faleceu em 12 de fevereiro de 1962, em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais. Segundo levantamento preliminar, Antonio Rodrigues Fróes possuia mais sete irmãos. Um deles, no fim do século XIX, brigou com o pai e foi embora para o Rio Grande do Sul, onde fixou residência, constituiu família e deixou grande prole. Também existem de Fróes em várias cidades de Minas Gerais, no Estado do Acre, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Na cidade de Raposos, os Rodrigues Fróes foram donatários de uma grande sesmaria de terras (CERCA DE 170 ALQUEIRES MINEIROS. cada alqueire mineiro mede cerca de 4,80 hectares).

• Gostaria de saber a origem do sobrenome Fróes (o país de onde surgiu esse sobrenome e a região), quando surgiu e o seu significado.

Grata.

Evelin Olívia Fróes

• Quero saber mais sobre a origem da Família Fróes, país de origem, sei q a cidade de Quatis-RJ, teve origem pela fazenda do Pe. Fróes, meu Trisavô, sei q muitos parente do meu avô Walter Americ Fróes, ainda residem lá.
    Por favor caso saibam algo me mandem um e_mail.

João Guilherme Machado Fróes

• Quero saber mais sobre a origem da Família Fróes, país de origem, sei q a cidade de Quatis-RJ, teve origem pela fazenda do Pe. Fróes, meu Trisavô, sei q muitos parente do meu avô Walter Americ Fróes, ainda residem lá.
    Por favor caso saibam algo me mandem um e_mail (joao_froes@ig.com.br).

João Guilherme Machado Fróes

• Gostaria de ssaber sobre a origem da Familia Froes no Brasil. da minha Familia pouco sei ou quase nada, a nao ser que se estabeleceu no reconcavo sul da Bahia. Em uma terra que pertencia aos Indios há muito tempo.
    Se alguem poder me ajudar ficarei grato.
    gildo

• Olá Fróis / Froes

Chamou-me atenção este site sobre os Fróis ou Froes, assim se escrevia em português antigo. E uma vez que pertenço a uma família assim chamada, passo a dar noticias nossas. Esta família com este nome está concentrada em Bemposta, de Bragança e em Santarém, Portugal. Ou seja, Norte e Centro de Portugal e sabe-se pouco sobre a sua origem. Pode realmente, conforme é referido, ser uma família de origem judia, pois esta zona raiana de Portugal e Espanha, foi outrora muito isolada o que permitiu aos judeus quando foram expulsos de Espanha e mais tarde de Portugal, concentraram-se nesta zona, escondidos. Ainda se podem contabilizar as imensas famílias de origem judia.

Cumprimentos

Bemposta - Bragança - Trás os Montes
  • gostaria de saber por parentes na ilha da madeira com sobre nome CORREIA com parentes em santos
  • sou bisneto de antonio rodrigues froes.

gostaria de fazer contato com parentes distantes
  • Sou neta de Antônio Fróis Marcelino , filha de José ferreira Fróis. Gostaria de ter contatos com integrantes dessa família. Sei que tenho tia(os) no RJ .
  • gostaria de fazer contatos com integrantes dessa família. Neta de Antonio Fróis Marcelino, filha de José Ferreira Fróis, vindos da região norte de Minas, passando a residir em B.H. onde residem muitos tios.
  • Só para saberem:

Eu, Alfredo Andrade Fróes, sou neto de:

- José Rodrigues Froes (comerciante na cidade de Nova Lima Estado de Minas Gerais-BR) casado com Maria Aurora Vital Fróes;

meu pai: Alfredo Fróes Neto (1918-1978)
  • olá ...em Minas Gerais na cidade de São Romão (norte de MG) tem uma praça chamada "Frois" em homenagem a familia da cidade, é uns Frois bem antigos........

tchau.....Wolney Frois Barreto SP/SP

• olá ...São Romão, tem Frois...São João da Ponte, Pirapora...(MG)

• olá... eu tenho um tio com o mesmo nome de se bisavô.....com certeza não é ele... meu avô é Anibal Rodrigues Frois, familia frois de São Romão /MG.

• Oi..
    Eu sou neta de Joao Rodriges Fróes.
    Somos de Goiás.
  • Fico feliz em ter contatos com pessoas com o mesmo sobrenome. A família do meu pai também é do norte de Minas, da cidade de Senhora do Porto
  • Olá minha tataravo era ANA FROES no norte de minas gerais, brejo das almas (hoje Francisco Sá), morava na fazenda catuni.
    Por favor preciso de maiores informaçõe.
    abraços.
    kleber costa. wrote:

>
Sign In or Register to comment.